Portugal Press

SUD Lisboa: onde o Natal sabe como nenhum outro e o Ano Novo promete luxo ao estilo Bond

Pratos reconfortantes e cocktails de assinatura num dos espaços mais bonitos da Capital? A VERSA foi testar o menu de Natal e sonhar com o Ano Novo.

Além dos presentes e doces de Natal, a época festiva também é sinónimo de convívios e jantares de família, amigos ou até mesmo de empresa. Foi num desses momentos, num jantar entre amigas, que decidimos visitar o já tão conhecido SUD Lisboa, o restaurante em Belém que combina sofisticação, modernidade e uma localização privilegiada. É também aqui o lugar perfeito para uma experiência gastronómica acolhedora e memorável, principalmete se vier a tempo da época festiva.

O espaço é simplesmente deslumbrante: uma decoração contemporânea que mistura linhas elegantes com um toque acolhedor. Durante o dia, o SUD beneficia de uma vista incrível para o rio Tejo, graças às enormes janelas que deixam entrar luz natural. Já à noite, o ambiente transforma-se: as luzes baixas e o design moderno criam um espaço intimista, perfeito para nos lembrarmos de um momento à mesa, e foi precisamete isso que aconteceu, uma memória.

Mas ainda antes de nos sentarmos, é para as luzes do bar que vai a nossa atenção, talvez por nos dizerem que nos vamos sentir bem aqui. Não resistimos a começar a experiência com um American Rush, um cocktail de assinatura que nos foi recomendado pelo barman, feito com Bulleit rye, Giffard baunilha, triple sec, framboesas e sumo de limão. O equilíbrio entre o sabor intenso do whisky e a suavidade da baunilha e framboesas criou uma entrada refrescante e surpreendente, que nos acompanhou ao longo de toda a refeição. Se recomendamos? Nem é preciso o Natal como desculpa.

Agora sim, já à mesa, experimentámos o menu especial de Natal, cuidadosamente preparado para esta época do ano. A experiência começou com entradas para partilhar: uma seleção de pães e uma burrata artesanal, cremosa e com textura perfeita, que trouxe consigo um presunto Pata negra com queijo de ovelha amanteigado, o atum bluefin, fresco e de qualidade inquestionável e, ainda, as famosas frituras do mar e molho de algas, acompanhada por uma emulsão de algas tostadas e lima que acrescentou um toque cítrico e fresco. Parece o fim de um poema, mas ainda falta para o fim deste jantar.

Seguiram-se os pratos principais, que elevaram a nossa experiência gastronómica. A qualidade dos ingredientes e o cuidado na preparação eram evidentes em cada detalhe. Começamos com o prato de peixe, um pregado de mar grelhado: um filete suculento de pregado grelhado, acompanhado por um molho chimichurri que realçava o sabor do peixe. Mas não vieram sozinhos e fizeram-se acompanhar de legumes salteados e o risotto de lima que equilibrou a intensidade do prato.

Mas ainda houve tempo para experimentamos o ex-líbris da noite, o Arroz de forno & Pato confit: um clássico reconfortante de pato confitado em fogo lento, acompanhado por arroz de enchidos no forno.

E porque nada termina bem se não terminar em doce, a seleção de sobremesas deixou-nos com vontade de voltar só para repetir este momento: Um arlette mil folhas, delicado e crocante, com camadas que derretiam na boca; uma tarte de chocolate, um equilíbrio perfeito entre o chocolate negro, o caramelo, o pistáchio e o gelado de avelã, que dava frescura à intensidade do chocolate; um crème brûlée, feito com baunilha e fava tonka, com uma camada crocante perfeita por cima e, ainda, um pastel com um recheio de feijão e amêndoa, acompanhado por telhas crocantes de laranja, gelado de amêndoa e um molho de baunilha que anunciava o espaço sofisticado onde nos encontrávamos.

A nossa experiência no Sud Lisboa não foi uma surpresa, porque sabíamos que nos esperavam pratos bem executados, música ao vivo, um ambiente acolhedor e um serviço atento que fez com que cada momento da refeição fosse especial. Como o Natal deve ser (e, sim, o Natal pode ser todos os dias).

Mas se os teus planos para a noite de Consoada já estão na agenda, ainda vais a tempo de celebrar aqui o Ano Novo. Para dar as boas-vindas a 2025, o SUD Lisboa Terrazza preparou uma celebração inspirada no icónico agente secreto 007. Exato, Bond… James Bond.

Com um serviço de open bar a partir da meia-noite, os convidados poderão brindar à chegada de 2025 com champanhe, cocktails exclusivos e uma variedade de bebidas premium. Para uma experiência ainda mais exclusiva, o SUD Pool Lounge oferece mesas redondas para grupos, com vista privilegiada para o Rio Tejo e uma atmosfera única para celebrar o Ano Novo. 

fonte: Versa